Diversos
O Desenvolvimento Organizacional é um desdobramento prático e operacional da Teoria Comportamental a caminho da abordagem sistêmica. Consideramos como precursor deste movimento teórico Leland Bradford. Essa teoria representa a fusão de duas tendências no estudo das organizações: o estudo da estrutura de um lado, e o estudo do comportamento humano nas organizações de outro, integrados através de um tratamento sistêmico. Além disso, é um esforço para alterar comportamentos, valores, atitudes e estrutura de uma organização para que a organização se adapte as mudanças e desafios cada vez mais comuns nas empresas.
A Teoria do Desenvolvimento Organizacional visa compreender os ambientes internos e externos, decidir quais mudanças poderão ser realizadas e quais são os impactos dessas mudanças e junção das metas da empresa com as necessidades de seus empregados. As variáveis do Desenvolvimento Organizacional são: O meio ambiente, a influência das mudanças no ambiente organizacional, crescimento tecnológico, crescimento das comunicações, crescimento do conhecimento, etc; A organização, falando de assuntos como flexibilidade, dinamismo e proteção contra as consequências geradas por agitação ambiental; Grupo social, que envolve situações relacionadas a conflitos, comunicação e liderança; As pessoas.
Aplicação
A teoria do desenvolvimento organizacional é aplicada no processo de gestão. Ela vai ajudar a alcançar os objetivos organizacionais com o mínimo de desgaste, tanto dos recursos físicos quanto das relações interpessoais.
Teoria da contingência
A teoria da contingência vai bem mais longe do que a teoria de sistemas quando aborda a problemática do ambiente. Na teoria da contingência as condições de ambiente é que causam transformações no interior das organizações. Ou seja, o ambiente explica o fenômeno organizacional. Há quem negue esta influência total do ambiente sobre a organização. O argumento é que a influência sobre a