Teoria de piaget
Estudante: Deborah B. Silva
Professor: Romero Antonio
Curso: Pedagogia Ed. do Campo, 2012.1 (noite)
Disciplina: Psicologia da Educação
Análise sobre a teoria do desenvolvimento
Humano de Jean Piaget
Sua teoria chamada de Epistemologia Genética ou Teoria Psicogenética é a mais conhecida concepção construtivista da formação da inteligência.
Jean Piaget, em sua teoria, explica como o indivíduo, desde o seu nascimento, constrói o conhecimento.
Ele dividiu os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento, o que, por sua vez, interfere do desenvolvimento global.
Como solicitado, abaixo descreverei exemplos que foram observados dos quatro estágios desse desenvolvimento:
SENSÓRIO-MOTOR (0 a 2 anos, aproximadamente*)
A criança não tem conceito nem representação do que seria o objeto, mas ela começa a fazer esquemas para representar mentalmente esses objetos, estabelecendo esses "esquemas de ações" sobre os objetos, isso lhe permite construir um conhecimento físico da realidade, ao longo desta etapa, a criança irá elaborar a sua organização psicológica básica. Para Piaget nesse período há existência de inteligência antes da linguagem.
Criança de 10 meses:
1º observação: Quando lhe foi entregue um brinquedo que produz som, logo a criança já conseguiu assimilar que apertando o botão o som voltava.
2º observação: A criança estava brincando com um determinado objeto, ao escondê-lo embaixo de uma almofada, logo levantou a mesma sabendo que objeto encontrava-se abaixo dela.
PRÉ-OPERATÓRIO (2 a 7 anos, aproximadamente*)
É nesta fase que surge na criança, a capacidade de substituir um objeto ou acontecimento por uma representação, através da função simbólica. Neste estágio a criança já não depende unicamente de suas sensações, de seus movimentos, mas já distingue um significador (imagem, palavra ou símbolo) daquilo que ele significa (o objeto ausente), estágio