Teoria de Piaget
Jean Piaget se especializou em psicologia evolutiva e também em epistemologia genética, mas Piaget dedicou sua vida a observação científica no processo de conhecimento pelo ser humano, particularmente a criança. Piaget desenvolveu a teoria do Desenvolvimento Humano. Foi o autor da Teoria Cognitiva, que identifica e caracteriza as fases de aprendizagem do ser humano (Sensório-motor, Pré-operatório, Operatório concreto e Operatório formal).
A "afirmação central" da teoria de Piaget é a de que o ser humano aprende de forma diferente em cada fase da vida, contrariando o pensamento dominante da sua época, de que a criança raciocinava e aprendia da mesma forma que os adultos.
Através desta teoria, diversas propostas de educação diferenciada para crianças em cada uma das fases surgiram, todas visando melhorar a educação através das características específicas de cada uma destas fases. Uma das mais conhecidas é o construtivismo, onde a criança é levada a aprender através da solução de desafios e da procura das próprias respostas à estes desafios, construindo assim o conhecimento.
Piaget especializou-se nos estudos do conhecimento humano, concluindo que, assim como os organismos vivos podem adaptar-se geneticamente a um novo meio, existe também uma relação evolutiva entre o sujeito e o seu meio, ou seja, a criança reconstrói suas ações e idéias quando se relaciona com novas experiências ambientais. Para ele, a criança constrói sua realidade como um ser humano singular, situação em que o cognitivo está em supremacia em relação ao social e o afetivo.
Na perspectiva construtivista de Piaget, o começo do conhecimento é a ação do sujeito sobre o objeto, ou seja, o conhecimento humano se constrói na interação homem-meio, sujeito-objeto. Conhecer consiste em operar sobre o real e transformá-lo a fim de compreendê-lo, é algo que