Trabalho final de curso
FACULDADE ANHANGUERA DE PASSO FUNDO
RUAN VARGAS DA SILVA – RA: 0620009
TAMINE LACORTE – RA: 0901352482
GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO
PASSO FUNDO
2013
1 INTRODUÇÃO Gestão do conhecimento como diferencial competitivo
1.1 Problema e justificativa
1.2
1.2 PROBLEMA E JUSTIFICATIVA O maior capital que a empresa possui é o capital intelectual. As boas iniciativas e práticas de gestão do conhecimento contribuem pra a sustentabilidade das vantagens competitivas das organizações que as empreendem.
1.3 OBJETIVOS
1.3.1 OBJETIVO GERAL
O objetivo desse projeto é estudar o uso do conhecimento como um diferencial oferecendo a organização fonte de inovação, criação de valor e vantagem competitiva.
1.3.2 OBEJTIVOS ESPECIFICOS 1.3.2.1 Maximizar o capital intelectual; 1.3.2.2 Agilizar a comercialização de novos produtos e serviços; 1.3.2.3 Melhorar os processos de tomada de decisão; 1.3.2.4 Melhorar a coordenação de esforços entre unidades da organização; 1.3.2.5 Reduzir custos e tempo nos processos internos;
2 AMBIENTE ORGANIZACIONAL
3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Mesmo sendo estudado a muito tempo, apenas no final do século XX, o conhecimento passou a ser reconhecido como um recurso precioso e que deve ser gerenciado.
A gestão do conhecimento ganha destaque como ativo intangível, fonte de inovação, criação de valor e vantagem competitiva (LEITE; SILVA, 2004).
Segundo Druker (1993), as atividades que ocupam lugar de destaque nas organizações são aquelas que geram conhecimento e distribuem informação ao invés de produzir e distribuir objetos.
A intangibilidade do que o conhecimento é, o torna complexo e difícil de ser abordado. É difícil até mesmo definir o que é o conhecimento. Segundo Nonaka e Takeuchi (1997, p. 24), muitos culturas e pensadores tentaram conceituar o que é o conhecimento, como Platão, um filósofo Grego que descreveu o conhecimento como “crença