Origem do aikidô e curiosidades
O Aikido foi criado no Japão na década de 1920 pelo Ô-Sensei Morihei Ueshiba (1883-1969). Ô-Sensei concebeu o Aikido a partir da sua experiência com dezenas artes marciais, sendo as principais o Daito-ryu aikijujutsu, com sensei Sokaku Takeda, o Kenjutsu (técnica da espada) e o Jojutsu (técnica do bastão curto), sendo outro de seus mestres Onisaburo Deguchi, líder da seita Oomoto-kyo, no Japão. Seus sucessores principais no Aikido foram Kishomaru Ueshiba (1921 – 1999) e Moriteru Ueshiba (1951). No Brasil o Aikido foi introduzido em 1963 por Reishin Kawai em São Paulo, e Teruo Nakatani no Rio de Janeiro. Existem até o momento 3 organizações reconhecidas pela sede central do Japão conforme consta do site internacional do Aikikai Hombu Dojo, na seção “Overseas Organizations” e “Instructors abroad”: As entidades reconhecidas pela Aikikai do Japão são: FEPAI , Confederação Brasileira de Aikido/Brazil Aikikai, e a Associação Central de Aikido.
ORIGEM AIKIDÔ (2)
Aikido ou aiquidô (em japonês: 合気道, aikidō) é uma arte marcial japonesa desenvolvida pelo mestre Morihei Ueshiba (1883-1969), aproximadamente entre os anos de 1930 e 1960,2 como um compêndio dos seus estudos marciais, filosofia e crenças religiosas. O aikido é, frequentemente, traduzido como "o caminho da unificação (com) da energia da vida",ou "o caminho do espírito harmonioso". O objetivo de Ueshiba era criar uma arte em que os seus praticantes pudessem defender-se a si próprios a partir do ataque adversário. O cerne desta arte marcialorbita em torno do uso pragmático da energia num combate, no controlo desse fluxo. Os praticantes desta arte respeitosamente chamam seu criador de O-Sensei ("Grande Mestre"), ou "fundador".
O aikido é exercido através da combinação de movimentos atacantes, redireccionando a força adversária, ao invés de combatê-la directamente. Isto requer uma reduzida força física, uma vez que o aikidōka (praticante de aikido) conduz o impulso atacante dando entrada