Teorias de Piaget
Um dosa aspectos criticados por Piaget é a ausência de definições operacionais para os conceitos que usa sua teoria. O trabalho de Piaget é todo influenciado por concepções advindas da Biologia, da Lógica e da Epistemologia. Vejamos então, quais as linhas gerais e quais as ênfases de sua concepção da Inteligência.
Por ele rejeitar o enfoque psicmétrico, Piaget em uma de suas primeiras formulações sobre a inteligência, a define como “um caso particular de adaptação biológica. Outra concepção afirma que a inteligência” é a forma de equilíbrio para a qual tendem todas as estruturas cognitivas. Ainda como função de formação biológica, Piaget enfatiza o aspecto evolutivo da inteligência, ou seja, como com é que a criança gradualmente atinge estruturas cognitivas cada vez mais eficientes.
Outra definição enfatiza que a inteligência é um sistema de operações vivas e atuantes.
A maior parte dos estudiosos de Piaget consideram para finalidades de sistematização que podemos distinguir três aspectos fundamentais na teoria de Piaget, a saber:
Conteúdo, estrutura e função.
Conteúdo: refere-se aos dados comportamentais, ou seja, aquilo que o individuo está pensando, seus interesses, ou como ele resolve um problema. Em seus primeiros trabalhos,Piaget focalizou conteúdos do pensamento infantil.perguntando á criança, por exemplo, e perguntas semelhantes,analizava o conteúdo das respostas comparando-as com as dos adultos.
Estrutura: é um conceito nitidamente de aspecto biológico.O desenvolvimento da inteligência é afetado por fatores biológicos ,um dos quais é a transmissão hereditária de estruturas físicas ,como o sistema nervoso próprio da espécie .outro tipo de estrutura hereditária seria as reações comportamentais automáticas ,isto é,os reflexos,como de sucção ,o de preensão e outros.todo o trabalho de delineamento da evolução do pensamento da criança em estágios representa a tentativa que Piaget faz de estudar o desenvolvimento