a teoria de Piaget
PIAGET
Profa. Denise Rodrigues
A Teoria de Piaget
O Sua preocupação era o estudo da natureza
do desenvolvimento do conhecimento, isto é, o estudo dos processos cognitivos envolvidos na construção do conhecimento do indivíduo, desde a infância até a idade adulta. O Acreditava na importância da interação para a aquisição de conhecimento e, consequentemente, maior capacidade de adaptação do indivíduo.
A Teoria de Piaget
O Sua premissa é a de que o indivíduo
constrói estruturas mentais para adquirir formas cada vez mais complexas e sistematizadas de entender e agir sobre a realidade. A Teoria de Piaget
O Conceitos Principais:
Maturação: o indivíduo herda estruturas
biológicas que, em contato com a realidade, propiciarão a construção de estruturas cognitivas necessárias ao seu desenvolvimento e adaptação.
Equilíbrio: o indivíduo, quando tem seu estado de equilíbrio rompido, busca novas formas de funcionamento mais equilibradas e adaptativas.
A Teoria de Piaget
Assimilação e acomodação: na busca do
equilíbrio o indivíduo, primeiro, tenta lidar com uma situação utilizando uma estrutura cognitiva já existente, atualizando o conteúdo desta estrutura. Quando tal mecanismo não se mostra tão eficiente, o indivíduo tenta novas estratégias, que modificarão a estrutura anterior com o objetivo de tentar um novo ajustamento.
A Teoria de Piaget
Esquema:
estrutura cognitiva e de predisposição comportamental cuja finalidade é organizar a ampla gama de informações, externas e internas, às quais o indivíduo se encontra exposto frequentemente. É dinâmico e sofre frequentes transformações.
A Teoria de Piaget
O Fases do Desenvolvimento Cognitivo:
Sensório-motor
Pré-operacional
Operações concretas
Operações formais.