A import ncia dos Recursos Humanos de uma empresa
São os RH que, atentos aos anseios pessoais e ao ambiente social dentro da organização, procuram inserir programas de qualidade de vida no trabalho, organizando ações de formação, e políticas de incentivos financeiros e de bem-estar.
De maneira geral, a gestão de recursos humanos têm as seguintes funções e atividades: planejamento de recursos humanos; recrutamento e seleção; integração dos recursos humanos; análise e descrição de funções; avaliação de desempenho; remunerações e incentivos; higiene e segurança no trabalho; formação profissional e desenvolvimento pessoal e controlo e auditoria de recursos humanos.
Por exemplo, o Planejamento de Recursos Humanos consiste em identificar o que deve ser feito para conseguir os colaboradores necessários à concretização dos objetivos da empresa. Para que o esse planejamento saia bem feito é necessário que os gestores dos RH conheçam a natureza dos objetivos da organização, o conhecimento do mercado de trabalho e das disponibilidades internas, assim como terem o domínio de técnicas de planejamento.
A IMPORTANCIA DOS REGISTROS E CONTROLES REALIZADOS PELO DEPARTAMENTO PESSOAL
Os profissionais que atuam na administração devem lidar com muitos documentos referentes a encargos e pagamentos. Eis aqui os principais:
Folha de pagamento. Deve relacionar os salários pagos a cada um dos funcionários e incluir os descontos feitos sobre o total bruto (plano de saúde, Imposto de Renda e outros benefícios). É um instrumento básico para calcular os gastos feitos com empregados.
Recibo de pagamento de salário. Comprova que o salário foi efetivamente pago. Em algumas organizações e empresas é chamado de contracheque.
Guias de recolhimento. É o instrumento que o empregador usa para recolher encargos ou obrigações que tem para com o governo e também para com os seus funcionários. As guias são documentos muito importantes, pois garantem ao trabalhador o direito à aposentadoria e a receber o Fundo de Garantia, no caso de ser