teoria de etzioni
Matheus Andrade
João Andrade
Willian Carneiro
Felipe Lídio
Geisa
Salvador, 30 de Outubro de 2014
Influenciada pela Segunda Guerra Mundial, a abordagem estruturalista teve como contribuição a chamada Pesquisa Operacional (PO). Realizada inicialmente na GrãBretanha e depois também nos Estados Unidos, eram pesquisas feitas por cientistas (em vez de militares) para ajudar as Forças Aliadas a tomarem decisões estratégicas, com o uso de tecnologia e computadores complexos. Essas pesquisas trouxeram grandes contribuições para o estudo e a prática da administração, mas usava uma base matemática complicada demais para uso imediato e não considerava componentes psicológicos das atividades no trabalho.
Até então duas abordagens, no período pós Revolução Industrial, haviam sido desenvolvidas - a Abordagem Clássica e a Escola de Relações Humanas - tendose assim a alternativa de adaptar o homem à maquina ou a máquina ao homem.
Em meio a esse contexto, surge a abordagem estruturalista, de Amitai Etzioni, por volta da década de 1950, que afirma que à ação estruturalista cabe o papel de fazer a
“ligação entre os dois conceitos de organização formal e informal e a apresentação de um quadro mais completo e integrado da organização”, reunindo os elementos das duas abordagens anteriores.
- Tipologia de poder; obediência e organização, segundo Etzioni
Tipo de Contrato
Psicológico
Tipo de
Organização
Alienatório – obediência mecânica. Coercitiva – objetivo é controlar o comportamento. Poder Manipulativo: baseia-se em recompensas Calculista – obediência interesseira. Utilitária – objetivo é obter resultados por meio de barganha com os funcionários.
Poder Normativo: baseia-se em crenças
Normativa – objetivo é realizar missão ou
Moral – disciplina interior. tarefa em que os participantes acreditam.
Tipo de Poder
Poder Coercitivo: baseia-se em
punições