TGA- Estruturalismo
3.1 A Teoria Estruturalista
3.1.1 Origens da Teoria Estruturalista
A evolução das teorias gerais administrativas, conforme Reinaldo (2008), deu origem a uma nova visão nesse campo, que possui como seu principal autor Amitai Etzioni (1929), e é denominada escola estruturalista
Conforme Motta e Vasconcelos (2010), a palavra ''estrutura'' tem o uso muito antigo. Essa palavra, ainda conforme Motta e Vasconcelos (2010), foi bastante utilizada, atuando tanto no campo das ciências sociais como no âmbito das ciências físicas, podendo ter vários significados, desde seu significado mais amplo, rementendo a tudo o que a analise interna de uma totalidade revela, ou seja, os elementos internos de um sistema, suas inter-relações e sua disposição, até a sua forma mais específica, denominando a base na qual um edifício é construído.
Motta e Vasconcelos (2010), ainda citou em seu livro, que essa expressão, estrutura, entrou no campo das ciências sociais, graças a H. Spencer (1858), que a utilizou juntamente com o conceito de função, fazendo analogia as funções do corpo humano, e foi retomada por Émile Durkheim, perdurando no organimicismo de Radcliffe Brown e no estruturualismo de Lévi Strauss.
3.1.2 Autor Principal: Amitai Etzioni
Nascido no dia 4 de Janeiro de 1929 em Köln, Alemanha se destacou e se destaca como um dos autores mais importantes da Teoria Estruturalista.
Após o recebimento de seu PHD em Sociologia pela Universidade da Califórnia, Berkeley em 1958, Amitai Etzioni lecionou Sociologia na Universidade de Columbia durante 20 anos e parte desse tempo ele passou como o presidente do departamento. Em 1978, antes de servir como um conselheiro sênior da Casa Branca (1979-1980), ele era um estudioso convidado da ‘’ Brookings Institution’’.
Em 1980, Etzioni foi nomeado o primeiro professor universitário na Universidade George Washington, onde ele é o diretor do Instituto de Estudos de Políticas