Tga-estruturalismo
2. Teoria Estruturalista
3. Objectivos : Realizar uma breve descrição dos antecedentes históricos da administração; Descrever as principais características da Teoria Estruturalista; Explicitar os percursores da Teoria Estruturalista; Explicar qual a ênfase da Teoria Estruturalista; Referir quais os aspectos positivos e negativos da Teoria Estruturalista; Explicar a funcionalidade da Teoria Estruturalista na Enfermagem.
4. Visão Histórica da Administração A teoria administrativa tem pouco mais de cem anos; Os sumérios (5000 a.C) já utilizavam registos escritos a respeito das suas actividades comerciais e governamentais; No séc. XVIII, a Revolução Industrial mudou profundamente a configuração do mundo: Substituição das oficinas artesanais pelas fábricas; Transferência do centro de negócios da agricultura para a indústria;
5. Visão Histórica da Administração Somente em 1903, Taylor escreveu o primeiro livro sobre administração, inaugurando a teoria administrativa ; O desenvolvimento desta pode ser explicado através de três etapas distintas pelas quais passou o mundo organizacional no decorrer do séc. XX: a era industrial clássica, a era industrial neoclássica e a era da informação.
6. Visão Histórica da Administração Era Industrial Clássica: 1900 – 1950 Início da Industrialização Pouca mudança Previsibilidade Estabilidade e certeza Três abordagens tradicionais de administração: Administração Científica (ênfase nas tarefas ao nível do operário) Teoria Clássica e Modelo Burocrático (ênfase na estrutura organizacional) Teoria das Relações Humanas (ressalta o papel das pessoas nas organizações)
7. Visão Histórica da Administração Era Industrial Neoclássica: 1950 – 1990 Desenvolvimento Industrial Aumento da mudança Fim da previsibilidade Inovação Provocou a substituição dos antigos conceitos prescritivos e normativos por conceitos descritivos e explicativos na teoria administrativa.
8. Visão Histórica da Administração Era da