teoria das três necessidades
TEORIA DAS TRÊS NECESSIDADES
David C. McClelland
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo realizar uma exposição sucinta sobre a TEORIA DAS TRÊS NECESSIDADES de David C. McClelland (1917-1998). Expondo as principais informações relativas a ela.
O autor desta teoria nasceu em 1917 nos Estados Unidos. Concluiu seu Ph.D. em Psicologia na Universidade de Yale em 1941. Foi professor das Universidades de Wesleyan, Harvard (1949-1950 e 1956-1987), e de Boston (a partir de 1987). Foi também diretor de programas da Fundação Ford nos anos de 1952 e 1953. Entre seus livros mais importantes destacam-se: “ The Achieving Society ” (1961) e “ Human Motivation ” (1985).
O assunto aqui abordado foi extraído de um artigo do autor da teoria, intitulado That Urge to Achieve.
A TEORIA
Segundo o autor, as pessoas podem ser psicologicamente divididas em dois grupos: Uma minoria de pessoas que são desafiadas pelas oportunidades, e encaram estas com disposição para trabalhar com afinco em busca de um objetivo. E a maioria de pessoas, que não se sente desafiada para alcançar resultados.
O autor identifica três diferentes motivações ou necessidades humanas, que levam o indivíduo a buscar seus objetivos. São elas:
Necessidade de Realização (n Atch): É a busca do indivíduo por melhoria contínua de seu desempenho, buscando aperfeiçoar-se de forma constante nas diferentes áreas em que está inserido. Se auto-estabelecendo desafios, e preferindo receber feedback sobre seu desempenho. Seja na área pessoal, profissional ou em sociedade. Um ponto importante quanto a esta necessidade é que ela não é identificada como algo inato no indivíduo, proveniente de seu DNA. Mas sim baseada em suas vivências familiares e experiências de vida. Ou seja, ela pode ser desenvolvida pelo indivíduo.
Necessidade de Afiliação (n Aff): É a busca do indivíduo em estabelecer relacionamentos com outras