A motiva o prova concurso
1. A direção do comportamento (objetivo);
2. A força e intensidade do comportamento (esforço);
3. A duração e persistência do comportamento (necessidade). Uma necessidade é uma carência interna, como fome, insegurança, privação material, etc. Em se tratando especificamente de motivação no trabalho, as teorias se preocupam com as razões que levam certas pessoas a realizar suas tarefas melhor do que outras.
Se os indivíduos têm as habilidades necessárias e há poucos limitadores de desempenho, pressupõe-se que altos graus de motivação levam a bons desempenhos no trabalho. Duas teorias se baseiam nas necessidades humanas: a Teoria da Hierarquia de Necessidades e a Teoria ERC (Existência, Relacionamento e Crescimento).
A Teoria da Hierarquia das Necessidades, de Maslow, destaca a importância dos indivíduos satisfazerem às necessidades físicas, sociais e psicológicas. Em ordem ascendente, essa hierarquia inclui a satisfação das necessidades fisiológicas, de segurança, associação, estima e auto-realização, conforme ilustra a figura abaixo:
Auto-realização Estima
Respeito a si próprio e aos outros Sociais – necessidades sociais, amor, afeto, reconhecimento, pertencer a um grupo Segurança – necessidade de abrigo e proteção Fisiológicas – necessidades ligadas a sobrevivência, como água, comida, ar , sexo
O nível da auto-realização refere-se à satisfação dos objetivos pessoais e alcance pleno do potencial individual. Na definição do próprio Maslow é