trabalho de orto
Bruna de los santos caroline Bratti francisco porto viegas kalebe aguiar
Hábitos bucais deletérios:
Prevenção e tratamento de sequelas dos hábitos de sucção não nutritivo.
Tubarão,SC
2014
Bruna de los santos caroline Bratti francisco porto viegas kalebe aguiar
hábitos bucais deletérios: prevenção e tratamento de sequelas dos hábitos de sucção não nutritivos
Projeto de estruturação teórica apresentado à disciplina de Ortodontia do Curso de Odontologia da Universidade do Sul de Santa Catarina como requisito parcial à apresentação do Seminário do dia 17/11/2014.
Prof. Msc. Andressa Nolla Furtado
Prof. Msc. Marcelo Antonio Damian
Prof. Dr. Marcelo Tomáz de Oliveira
Tubarão,SC.
2014
sumário
1 introdução 3
2 revisão teórica 4
3 conclusão 7
REFERÊNCIAS 8
1 introdução
Rotineiramente é comum ver hábitos que são prejudiciais à saúde. Porém, na maioria das vezes a sociedade negligencia tais fatos. Hábitos, que podem ser adquiridos inconscientemente e também podem perdurar por uma vida inteira, influenciando no organismo do indivíduo humano. (ELGERSMA, 2000)
O hábito de sucção é primeira atividade muscular coordenada da criança sendo um fenômeno ligado à deglutição, percebida antes do nascimento, sob a forma de contrações bucais. É considerado um reflexo normal da criança e está relacionado com o desenvolvimento estomatognático até seus 3 anos de idade. A criança passa buscar sensações de prazer, desse modo começam a criar hábitos de sugar dedos, chupetas ou outros objetos inanimados. (ELGERSMA, 2000; ROMANOWSKI, 2008)
Tendo inicio na fase do desenvolvimento oral o hábito de sucção começa em torno da 29ª semanas de gestação, desaparecendo durante as idades de um a três anos de idade. Devido aos movimentos realizados, a sucção serve como estímulo para o crescimento normal dos maxilares (CORRÊA, 2005).
Sucção não nutritiva tem