SIV - questionário valores interpessoais
Survey of Interpersonal Values (SIV) ou Inventário de Valores Interpessoais
Autor(es):
O autor da escala original é Leonard V. Gordon. Este foi professor universitário de Psicologia Educacional e de Estatística na América. Foi também director do Programa de Investigação Comportamental; publicou diversas obras sobre valores e a sua avaliação; e ainda foi consultor de distintas organizações na América e no estrangeiro. A adaptação portuguesa foi desenvolvida pelo Departamento de Investigação e Publicações Psicológicas (GEGOC-TEA).
Atributos/Dimensões psicológicas avaliadas:
Como o nome indica, este teste pretende avaliar valores interpessoais, em especial o Estímulo, a Conformidade, o Reconhecimento, a Independência, a Benevolência e a Liderança. Mais especificamente: o estímulo como o feed-back recebido das outras pessoas e a percepção de como se é tratado; a conformidade na medida que se age sempre de acordo com as regras e a desejabilidade social; o reconhecimento com o objectivo de ser bem considerado e reconhecido; a independência como a liberdade de tomar decisões; a benevolência no sentido de mostrar compaixão com os mais desfavorecidos; e a liderança na medida de saber assumir um papel de líder.
Estes valores são divididos em três categorias: a primeira (interpessoal) reagrupa os valores envolvidos nas relações interpessoais; a segunda (social) reúne os comportamentos considerados importantes para um indivíduo em contexto social; e por fim a terceira (pessoal) inclui os valores que não necessitam de uma interacção directa.
População Alvo (grupo etário/ habilitações literárias /...):
As escalas originais foram aplicadas a alunos de ensino secundário e de ensino superior; a trabalhadores na área da indústria e amostras de adultos com diferentes níveis profissionais.
Número de Itens:
30 conjuntos de 3 afirmações representando como uma factores diferentes (90 itens).
Tempo de aplicação:
Não tem tempo limite mas deve-se