Toxicologia - perícia criminal
Habilitado em toxicologia, o biomédico poderá atuar como perito criminal, com a finalidade de auxiliar na elucidação de mortes e crimes em que há suspeita de envolvimento com substâncias tóxicas.
O curso de biomedicina apresenta diversas disciplinas que correlacionam com a atuação do biomédico como perito criminal, dentre elas, temos as disciplinas cursadas no primeiro período, que são elas: fundamentos de química e anatomia humana. Será então apresentada a interdisciplinaridade destas com a área de toxicologia.
1.1 Objetivos Este trabalho possui como objetivos:
• Geral: apresentar e descrever a função do Biomédico quando habilitado em Toxicologia, atuando como Perito Criminal.
• Específicos:
a) Abordar o tema Toxicologia;
b) Definir a perícia criminal;
c) Correlacionar a área de atuação com as disciplinas de Fundamentos de Química e Anatomia Humana.
1.2 Justificativa O profissional biomédico, ao concluir sua graduação possui um vasto leque de carreiras a seguir, podendo habilitar-se em 35 (trinta e cinco) áreas distintas, dentre elas, a toxicologia. Portanto, nota-se a fundamental necessidade do conhecimento mais aprofundado da área aos alunos egressos do curso de Biomedicina, para que sirva de base para que futuramente possam definir a escolha de sua habilitação.
2.0 HISTÓRIA DA TOXICOLOGIA Para a melhor compreensão do tema toxicologia, é preciso conhecer sua história. De acordo com Oga e Siqueira (2011), história da toxicologia acompanha a própria história da civilização. Os autores destacam que o homem possuía amplo conhecimento sobre os efeitos tóxicos dos venenos animais e de plantas tóxicas, utilizando-os como ferramenta de caça e como armamento contra