toxicologia forense
Curso: Farmácia
Disciplina: Ciências Farmacêuticas
Docente: Daniella Partenostro
TOXICOLOGIA FORENSE
Discentes:
Críscia Miranda
Edil Damasceno
Joelma Noronha
Kelly Guedes
Thuany Carreira
2013
Pará
Sumário
1. Introdução
2. Toxicologia
3. Toxicologia Forense
4. Antecedentes Históricos
5. A Atuação do Farmacêutico como profissional habilitado para atuar na toxicologia forense 5.1.Triagem 5.2.Confirmação 5.3.Métodos Específicos (Seletivos)
6. Análises Toxicológicas Forenses
7. Laudo Toxicológico
8. Casos Clínicos
1.Introdução
A Toxicologia forense é uma área interdisciplinar que tem como objetivo dar suporte às investigações relativas à justiça civil e criminal. Desta forma este trabalho tem como objetivo fornecer maiores informações sobre o papel do farmacêutico na toxicologia forense.
1.Toxicologia
Antigamente, a toxicologia estava associada às análises post-mortem. Hoje em dia, esta visão está ampliada ao que se chama “toxicologia viva” ou “toxicologia dos vivos”.
Toxicologia é a ciência que define os limites de segurança dos agentes químicos, entendendo-se como segurança a probabilidade de uma substância não produzir danos em condições específicas. A palavra tem sua origem etimológica proveniente do grego “Toxikon”, podendo ser definida como o estudo dos agentes tóxicos que interagem com os sistemas vivos por meio de processos químicos (Klaassen, et al., 1996).
A toxicologia é uma ciência multidisciplinar que engloba conhecimentos de Farmacologia, Bioquímica, Química, Fisiologia, Genética e Patologia entre outros, possuindo vários ramos:
-Toxicologia social: área que estuda os efeitos nocivos decorrentes do uso não médico de drogas ou fármacos, com prejuízos ao próprio usuário e à sociedade. Trata do estudo das chamadas “drogas de abuso”, lícitas ou não, cujo uso, sempre voluntário, visa