toxicologia forense
1 Conceito
Toxicologia é a ciência que estuda os efeitos nocivos decorrentes das interações de substâncias químicas com o organismo, tendo por objetivo identificar e quantificar os efeitos adversos associados à exposição de determinados agentes químicos.
Referidos agentes, também denominados drogas ou tóxicos, são todas e quaisquer substâncias que, se introduzidas no organismo, irão produzir alterações e modificações em seu funcionamento normal. Neste ponto, cumpre-se destacar que a amplitude do conceito de droga nos leva a perceber que qualquer substância poderá ser tida como droga se utilizada em excesso ou exposta por tempo prolongado.
Seguindo, verifica-se que para a toxicologia analítica, os tóxicos são divididos em sete grupos, quais sejam: gases; substâncias voláteis; substâncias orgânicas termolábeis; metais ou metalóides; pesticidas; aniões e outras substâncias mais específicas, contudo, para a toxicologia forense, tema ora em estudo, o principal objetivo é detectar e quantificar tais substâncias tóxicas, aplicando-se a toxicologia forense às situações com questões judiciais para as quais importa reconhecer, identificar e quantificar o risco relativo da exposição humana a tais agentes tóxicos.
É importante frisar que até o século XX, a toxicologia forense limitava-se a estabelecer a relação tóxica com um determinado crime, ou seja, o toxicologista atuava diretamente no cadáver com a mera intenção da pesquisa e identificação da substância em questão, todavia, nos dias atuais, o campo de ação desta ciência se tornou mais amplo, aplicando-se desde as perícias nos indivíduos vivos e nos cadáveres até circunstâncias de saúde pública, tais como aspectos da investigação ao nível da atividade laboral ou do meio ambiente.
2 Efeitos das Drogas
Sobre os efeitos, observa-se que as drogas psicoativas são substâncias que tem ação no Sistema Nervoso Central, interferindo na capacidade de pensamento, análise, abstração,