doutorado
MOTIVAÇÃO E NECESSIDADES INDIVIDUAIS
O que não é motivação. é um individuo erroneamente ver motivação como uma característica pessoal, ou seja acham que é algo que algumas pessoas tem e outras não.
Motivação é o esforço para alcançar os objetivos organizacionais, condicionada pela habilidade do esforço em satisfazer alguma necessidade individual. A motivação é uma função de três elementos chave - esforço, objetivos organizacionais e necessidades.
O elemento esforço é uma medida de intensidade. Quando alguém era motivado, esforça-se muito.
A necessidade em nossa definição, é algum tipo de estado interno que faz com que certos resultados pareçam atraentes. Uma necessidade não satisfeita cria tensão, que estimula os impulsos dentro dos indivíduos.
Como estamos interessados no comportamento no trabalho, esse esforço de redução da tensão também deve ser direcionado para os objetivos organizacionais. Assim a definição de motivação esta o requisito de que as necessidades do indivíduos precisam ser compatíveis e consistentes com os objetivos organizacionais.
A propósito essa situação é tão rara, que alguns funcionários gastam um tempo enorme falando com os amigos no trabalho, navegando na internet ou jogando no computador, para poderem satisfazer suas necessidades sociais.
Conclusão A motivação vem da perspectiva que a empresa gera em torno do funcionário, sendo que para ter à motivação temos que verificar qual motivo que o empregado não estar contente com seu desempenho profissional.
PRIMEIRAS TEORIAS SOBRE MOTIVAÇÃO
Os anos 50 foram frutíferos para o desenvolvimento dos conceitos de motivação. Durante esse período foram formuladas três teorias especificas – teoria da hierarquia das necessidades, as teorias X e Y e a teoria motivação-higiene.
Embora tenham sido desenvolvidas varias explicações validas da motivação, pelo menos devemos tomar conhecimento de dois motivos das primeiras teorias.
1° elas