Teoria das relações
A EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE Iniciada em 1927 e coordenada por Elton Mayo junto com o Conselho Nacional de Pesquisas, a experiência na fábrica de Hawthorne da Westen Electric Company, situada em Chicago, tinha como objetivo avaliar a relação entre iluminação e eficiência dos operários, medida por meio da produção. Os pesquisadores verificaram que os resultados da experiência eram prejudicados por variáveis de natureza psicológica. Dividida em quatro fases, a experiência proporcionou o delineamento dos princípios básicos da Teoria das Relações Humanas.
CONCLUSÕES DA EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE * O nível de produção é resultante da integração social e não pela capacidade física ou fisiológica. * O comportamento do indivíduo se apoia totalmente no comportamento dos demais. Não trabalham isoladamente, mas como membro do grupo. * A empresa passa a ser visualizada como uma organização social, mas composta por grupos informais onde os próprios membros estabelecem as regras, objetivos, valores e crenças. * A especialização não é a melhor maneira de divisão do trabalho. * O moral do trabalhador é influenciado pela natureza do trabalho.
DECORRÊNCIAS DA TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS A TRH passa a ter uma nova visão sobre a natureza do homem: o homem social. Os conceitos de autoridade, hierarquia, são deixados de lado. A ênfase nas tarefas e na estrutura são substituídas pela ênfase nas pessoas. Para Chiavenato (2004, p. 116), a nova concepção do homem social baseia-se em: 1. Os trabalhadores são criaturas complexas. Seu comportamento no trabalho ou em qualquer lugar, é dependente de diversos fatores motivacionais. 2. As pessoas são motivadas por suas necessidades humanas e se satisfazem por meio dos