Teoria das relações humanas
Origem da Teoria das Relações Humanas
• A necessidade de humanizar e democratizar a administração, libertando-a dos conceitos da Teoria Clássica e adaptando aos novos padrões de vida do povo americano.
• O desenvolvimento das chamadas ciências humanas, principalmente a psicologia e suas primeiras aplicações á organização industrial.
• As idéias da filosofia pragmática de John Dewey e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewin foram capitais para o humanismo na administração.
• As conclusões da Experiência em Hawthorne, desenvolvida entre 1927 e 1932, sob a coordenação de Elton Mayo, que puseram em xeque os principais postulados da Teoria das Relações Humanas
Experiência de Hawthorne
Em 1927, Elton Mayo conduziu uma pesquisa na fábrica da Western Eletric Company, situada próxima a Chicago, que tinha por objetivo inicial estudar a fadiga, os acidentes, a rotatividade de pessoal, e o efeito das condições físicas de trabalho sobre a produtividade dos empregados. Essa experiência foi também motivada por um fenômeno apresentado de forma severa à época na fábrica: conflitos entre empregados e empregadores, apatia, tédio, a alienação, o alcoolismo, dentre outros fatores que tornavam difícil a convivência no meio trabalhístico. Segundo a sua tese, quanto maior fosse a iluminação maior seria a produtividade do trabalhador. Esta foi dividida em 4 (quatro) fases.
1. Primeira Fase da experiência de Hawthorne
Na primeira fase, foram escolhidos dois grupos de operários que faziam o mesmo trabalho e em condições idênticas: um grupo de observação trabalhava sob intensidade de luz variável, e outro grupo de controle em intensidade de luz constante.