Quimica organica
Aula experimental 01
Diferença entre compostos orgânicos e inorgânicos
Introdução
A Química Orgânica é a parte da ciência que estuda os compostos de carbono. Nos compostos orgânicos os átomos de carbono estão unidos entre si formando cadeias abertas ou cíclicas. Os compostos cíclicos que possuem pelo menos um átomo diferente de carbono intercalando a cadeia carbônica (heteroátomo) são chamados heterocíclicos. Os heteroátomos usualmente encontrados são o oxigênio, o nitrogênio ou o enxofre.
As principais diferenças entre compostos orgânicos e inorgânicos são mostradas no quadro abaixo:
Procedimento.
1 - Comportamento frente ao aquecimento
Em uma cápsula de porcelana ou chapa metálica, colocar pequena quantidade de cloreto de sódio e aquecer diretamente com a chama do bico de Bunsen (por cima). Fazer o mesmo procedimento com uma pequena quantidade de açúcar. Anote suas observações (coloração, odor, formato, textura, etc).
2 - Prova de combustão
De forma semelhante ao procedimento descrito no item 1, o professor aquecerá uma pequena quantidade de naftaleno na capela (demonstrativo). Anote suas observações.
3 - Comprovação da presença de carbono e hidrogênio em compostos orgânicos
Em um tubo de ensaio misturar pequena quantidade (ponta de espátula) de açúcar com 2 g de óxido de cobre II pulverizado. Aquecer lentamente o tubo de ensaio com bico de Bunsen e através de um sistema de cânula, borbulhar o gás desprendido em outro tubo de ensaio contendo solução de hidróxido de bário (Figura 1). Anote suas observações.
Figura 1 - Sistema para comprovação da presença de carbono.
4 - Comportamento frente agentes oxidantes
Colocar 1 mL de etanol num tubo de ensaio, adicionar em seguida 5 gotas de solução diluída de permanganato de potássio. Aquecer suavemente. Anotar as mudanças ocorridas.
RESULTADOS:
* Com o NaCl nada acontece. Já com o açúcar o ponto de fusão foi atingido, então ele passou do estado