Teoria das Relações Humanas
A teoria das relações humanas surge na segunda década do século XX (1927), em um período marcado pela recessão econômica, inflação, elevada taxa de desemprego e de grande atividade dos sindicatos. Essa teoria surgiu nos Estados Unidos, como consequência da experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e outros colaboradores. Sua origem está nos seguintes fatos: Humanizar a administração, libertando-a dos conceitos da administração cientifica;
Desenvolver a ciências humanas, especialmente a psicologia;
Elton Mayo é o fundador dessa escola, mas teve contribuição de Dewim e Lewin;
Teve origem também nas conclusões da experiência de Hawtorne, realizada entre1927 e 1932.
Experiência de Hawthorne
Fase 1= medir a correlação de produção com a iluminação. Nessa fase os pesquisadores observaram dois grupos: um com iluminação constante, ou troque tinha variações de iluminação. Foi observado que o grupo que tinha a iluminação constante produzia mais peças que o outro grupo, mas não era só devido a iluminação, mas porque existia um fator psicológico, que não tinha sido observado antes: que o grupo que estava mais iluminado, suponha que tinha que trabalhar mais quando havia mais iluminação.
Fase 2= grupo de controle e grupo de observação foram formados dois grupos dentro da empresa, para fazer um experimento, 1 grupo, o de controle, continuou com o mesmo sistema antigo, onde tinham supervisores e regras rígidas. O outro grupo, de observação, tinha 6 moças, e era um grupo de observação. Nesse grupo de observação, o ambiente era mais amistoso, as moças não tinham medo dos supervisores. O grupo passou por vários testes como períodos de folga, salário por produção, etc. Foi verificado que as moças gostavam mais desse grupo, e elas até faziam amizades lá, acabaram desenvolvendo uma equipe. O grupo aumentou a produção naturalmente, pois estava mais bem motivado.
Fase 3= fase das entrevistas. Como os pesquisadores notaram que havia um