Teoria das relaçoes humanas
Clebiana Boone Alvarenga
Gislene Lucia Azevedo Silva
Rayany Ribeiro Damasceno
Rodrigo Rangel Santana
RESUMO
O presente artigo busca realizar uma revisão das concepções da Teoria das Relações Humanas (TRH), que tem como objetivo, deslocar a ênfase na estrutura e nas tarefas para a ênfase nas pessoas. Demonstrar a preocupação psicológica e sociológica quanto à influência penalizante da civilização industrial sobre o ser humano e o papel da Administração nesse aspecto, bem como, identificar o conceito de administrar a partir de uma nova concepção da natureza do ser humano: o homem social.
Palavra-Chave: Teoria; Relações Humanas; Relações sociais;
1 INTRODUÇÃO
A teoria das Relações Humanas surgiu da ânsia de se humanizar e democratizar a Administração em meio a um cenário de desconsideração da Abordagem Clássica aos aspectos humanos. Utilizando como ferramenta o desenvolvimento das ciências humanas, as ideias da filosofia de John Dewey e da psicologia dinâmica de Kurt Lewin – que foca o comportamento dinâmico atual e presente. Essa teoria teria surgido no segundo período de Taylor mais só ganhou força com a crise mundial de 1929. A experiência de Hawthorne foi um marco incial na Teoria das Relações Humanas, através dos estudos dessa experiência começou o estudo da Teoria Comportamental.
2 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Ao tratar de Relações Humanas, é importante (embora os focos podem se diferenciar entre as ciências humanas) considerar todo tipo de relação entres indivíduos humanos.
Como já apontado a TRH, surgiu efetivamente com a Experiência de Hawthorne, realizada, em Chicago, EUA. Para entendemos como essa experiência influenciou na TRH torna-se necessário retomar as quatro etapas em que essa ela foi dividida. São essas as etapas:
1ª fase- Os estudos da Iluminação: onde os principais pontos foram: Analisar o efeito da iluminação sobre o rendimento dos operários. Dois grupos que faziam o mesmo