Teoria da comunicação
Os conceitos de Oliviero Toscani são bem explícitos no livro, onde ele procurou mostras porque e de onde veem as ideias de novos modos de comunicação e publicidade de uma marca. Ele fez a publicidade de forma única e revolucionária, abalou a estrutura da publicidade clássica, padronizada e mostrou que é possível, e muito eficiente fazer a promoção de uma marca de roupas sem usar as tradicionais fotos de modelos famosas e slogans bem elaborados. Toscani viu que a marca não precisava hipnotizar o consumidor ou faze-lo sentir a necessidade de comprar, provocar nele pensamentos e reflexões é muito mais valoroso e inovador.
Criticado pelos publicitários clássicos e pelos que se sentiam ofendidos com as mensagens expostas em suas campanha, ofendidos com as mensagens expostas em suas campanha, Toscani criou e estabilizou este modo inovador de publicidade. Além de criticar e acusar a publicidade de crimes contra a humanidade como por exemplo o crime de mentira que é visto com frequência em propagandas de cosméticos que vendem uma beleza que jamais será atingida com a simples utilização do produto exposto, vendido por uma modelo que possui um padrão corporal completamente diferente do resto da população, que supostamente usaria o produto.
Outra faceta da publicidade atacada por Toscani é a monoculturação, promovida pelas empresas multinacionais que lançam campanhas únicas que são apenas traduzidas de acordo com o país em que vai ser veiculada, um exemplo dessa planificação de campanhas é o conhecido ‘’Amo muito tudo isso’’ do Mc Donalds, que se estende por todo o mundo porém o significado não é o mesmo do país sede da empresa, porque existem diferenças óbvias e gritantes entre países com histórias diferentes. Vemos neste caso do ?Amo muito tudo isso?, gostamos da comida, do modo como ela nos é apresentada, porém não entendemos as particularidades da campanha que só podem ser percebidas pelo país no qual