Relatório de fisica
Nome: Guilherme Nicolussi /n°10731 / Curso: Engenharia de Produção
Turno: Noturno
Este experimento de Queda Livre tem como objetivo verificar a aceleração gravitacional no local onde foi realizado e tendo a gravidade local. O experimento foi realizado no Laboratório de Física 1 . Com o medidor eletrônico de tempo, determinou-se o tempo de queda de uma esfera quando toca no chão, com uma altura pré-estabelecida. Foram feitos oito medidas de tempo a fim de obter o menor erro da medida em relação à altura que escolhemos. Feito isso, calculamos o valor médio do tempo de uma certa altura e seu desvio padrão e consequentemente calculamos a sua aceleração gravitacional e sua incerteza.
Introdução
A princípio, de acordo com as ideias de Aristóteles, dois corpos soltos de uma altura pré-estabelecida com massas diferentes, o corpo de massa maior cairá mais rápido que o de menor massa. Em 1554 apareceu Galileu Galilei que revolucionou as ideias de Aristóteles, ele inicialmente constatou que a queda dos corpos não depende de suas massas e sim da resistência do ar e altitude do local em relação ao nível do mar. Com isso fez uma nova parte da física que é queda livre
O movimento de queda livre é uma particularidade do movimento uniformemente variado ou (Movimento Retilíneo uniformemente acelerado). Sendo assim, trata-se de um movimento acelerado, fato esse que o próprio Galileu conseguiu provar. Esse movimento sofre a ação da aceleração da gravidade, aceleração essa que é representada por g e é variável para cada ponto da superfície da Terra. Porém para o estudo de Física, e desprezando a resistência do ar, seu valor é constante e aproximadamente igual a 9,8 m/s2, que no caso de nosso estudo consideramos 10 m/s2 aproximando-a. Sua equação é a seguinte:
[pic] = [pic]
Metodologia Os