Teoria da comunicação
1 - A Teoria Hipodérmica se inspirou no modelo das Ciências Naturais. Também conhecida por Teoria da Bala Mágica, a Teoria Hipodérmica é baseada na idéia de que a mídia é como uma agulha hipodérmica que perfura a pele humana sem dificuldade, injeta seus conteúdos diretamente no cérebro dos receptores, sem nenhum tipo de barreira ou obstáculo, sem encontrar resistência do receptor, baseia-se na suposição de que todo estímulo causado por uma mensagem enviada terá resposta.
2 - Na Teoria da Persuasão a persuasão dos destinatários é um objetivo possível, sob a condição de que a forma e a organização da mensagem sejam adequadas aos fatores pessoais que o destinatário ativa na interpretação da própria mensagem. As mensagens da mídia contêm características particulares do estímulo, que interagem de maneira diferente com os traços específicos da personalidade dos membros que compõem o público. A partir do momento em que existem diferenças individuais de personalidade entre os membros do público, é natural pressupor que nos efeitos haverá variações correspondentes a essas diferenças individuais. A Teoria da Persuasão também aponta que os indivíduos não se expõem aos meios de comunicação de massa em um estado de nudez psicológica, pois são revestidos e protegidos por predisposições existentes. A percepção do sujeito é seletiva e o indivíduo tende a guardar somente aquilo que é mais significativo pra ele em detrimento dos outros valores transmitidos.
Na Teoria da Persuasão, o fato 1 pode ser explicado a partir do conceito de percepção seletiva em que se tem o efeito de assimilação quando o destinatário capta as opiniões expressas na mensagem como mais próximas às suas do que na verdade são. A menina chorou porque se envolveu muito com o caso Nardoni.
No fato 2, de acordo com a Teoria da Persuasão, alguém desligou a TV porque achava o assunto excessivo, isso é explicado pela exposição seletiva provocada pelas opiniões