Teoria da burocracia
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
RODIMILA CARDOSO RIBEIRO
TEORIA DA BUROCRACIA
PALMAS
2014
RODIMILA CARDOSO RIBEIRO
RESUMO SOBRE A TEORIA DA BUROCRACIA
Trabalho apresentado ao Curso de
Administração da Universidade
Federal do Tocantins, como requisito parcial à obtenção de conhecimento.
Orientador: João Emanuel de Souza
Palmas,
2014
Introdução
O trabalho tem como objetivo principal esclarece todas as dúvidas sobre a teoria da burocracia, identificar o surgimento da teoria e suas origens.
A teoria da burocracia foi criada pelo fato de ainda não tem uma teoria mais sóbria, sólida e abrangente que fosse capaz de orienta o administrador de vários ângulos. Na década de 1940, antes do surgimento da teoria da burocracia só havia duas teorias, a clássicas por seu mecanismo e a de relações humanas por seu romantismo. Começaram então a surgir criticas em relação às duas teorias, foi assim que o economista alemão Max Weber despertou o interesse pela teoria da burocracia.
Seu trabalho foi muito importante, pois os seus estudos possibilitaram que as pessoas vissem não apenas uma forma de normas convencionais e sim constituem em termos amplos um conjuntos de normas dominantes.
Teoria da Burocracia A teoria da burocracia foi criada pelo sociólogo alemão Max Weber na década de 1940, e tem como objetivo a organização eficiente por excelência que se baseia na racionalidade para organizar a sociedade, na adequação dos meios aos seus objetivos, que seria os fins pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos. Originou- se com as mudanças religiosas surgidas após o renascimento. Segundo Weber o sistema moderno de produção racional e capitalista se originou da ética protestante um conjuntos de normas sociais e morais que pregava pelo trabalho árduo e poupança ao invés do consumismo