Meio Ambiente
Primeira etapa - Tratamento Preliminar:
Gradeamento Onde se inicia o processo de tratamento, na qual ocorre a entrada do esgoto e tem por objetivo reter partículas grandes de lixo e sujeira.
Caixa de areia Tem a função de reter areia, partículas com densidade maior que a da água. As partículas decantam no fundo da caixa de areia e uma bomba tipo parafuso pega a areia, que segue por um tipo de canaleta e por fim e despejada em uma caçamba.
Peneira rotativa Tem a função de reter os resíduos que não são retidos na caixa de areia (com densidade menor que a da água).
Calha Parsball Tem a função de registrar o volume de esgoto que entra na estação. É medido com uma régua.
Segunda etapa - Tanque de Aeração.
É onde as bactérias realizam reações bioquímicas efetuando a remoção da matéria orgânica. Um soprador injeta ar (oxigênio) através dos mangotes (canos de borracha ou mangueiras), as bactérias se alimentam do próprio esgoto domestico.
Flotador Tem a função de separar a água do solido que vem do tanque de aeração. No centro do flotador é injetada água bem saturada com ar atmosférico, o ar sobe e leva o sólido (lodo) junto, o lodo é raspado pela ponte raspadora que cai em uma canaleta e vai para a caixa de lodo.
Caixa de Lodo Uma parte do lodo volta para o tanque de aeração para manter o ciclo de tratamento, a outra parte é desidratada com auxilio da centrífuga e polímero.
Com a adição do polímero os flocos que são pequenos, são transformados em flocos enormes, facilitando a centrifugação do lodo, que é bombeado para a centrífuga, onde é feito o controle da dosagem do polímero.
A função da centrífuga é separar a água do lodo.
Depois dessa etapa a água esta pronta para ser despejada no ribeirão do Toledo.
Conclusão:
Na primeira etapa acontece um tipo de filtração. Os resíduos tanto da caixa de areia como da peneira rotativa vão para uma empresa que faz a secagem e depois os leva para aterros sanitários, a