Educação Física - Crianças e Adolescentes
Gabriel Carbonera Orlando e Willian Slongo
Resumo
A partir de estudos feitos, este artigo tem como objetivo informar, alertar e conscientizar as pessoas sobre as atividades físicas. Aquelas que não praticam, as que exageram, bem como aquelas que visam maior rendimento dentro de um esporte ou em prol da própria saúde. Focando-se na relação Atividade Física Vs. Saúde, de crianças e adolescentes em idade escolar, destacando a importância da aplicação de programas que visem um estilo de vida mais ativo nessa população, tendo como principal interventor na escola o profissional de educação física.
Palavras-chave: crianças e adolescentes – saúde – atividades físicas nas escolas – obesidade
Resumén
A partir de los estudios realizados, este artículo es informar a meta, alerta y educar a la gente acerca de las actividades físicas. Los que no practican, los que exageran, así como las destinadas a un mayor rendimiento en un deporte o en apoyo de su propia salud. Centrándose en la relación de la Actividad Física Vs. salud de niños y adolescentes en edad escolar, destacando la importancia de implementar programas dirigidos a un estilo de vida más activo en esta población, habiendo jugado un papel clave en la escuela profesional de la educación física.
Palabras clave: niños y adolescentes - salud - de actividad física en las escuelas - la obesidad
Introdução
A atividade física apresenta diversos efeitos benéficos ao organismo, sendo recomendada como uma estratégia de promoção da saúde para a população. Entretanto vários estudos mundiais incluindo o Brasil apontam para um elevado índice de sedentarismo em todos os grupos etários, variando de 50% a mais de 80% na população mundial. Atualmente vários estudos têm sido amplamente divulgados e discutidos na literatura científica a respeito dos benefícios da prática da atividade física associados à saúde e ao bem-estar, assim como os riscos que