Teoria Da Arte
Teoria da Arte II – Turma 2 - Paloma Santos
Ingrid de Oliveira Lemos
Intervenção Urbana: Obra Pública x Meio Ambiente
Com as recentes obras públicas para a construção da Transcarioca e Transolímpica, Jacarepaguá se tornou um canteiro de obras. Vimos árvores serem decepadas, residências demolidas e uma vasta área ser desmatada na Colônia Juliano Moreira. Outros pontos da Baixada de Jacarepaguá estão em apuros como a Reserva de Marapendi, ameaçada pela construção de um campo de golf para as Olimpíadas. Até onde pode-se considerar que as obras públicas são um bem para a mobilidade da população? Até quando teremos sombra sob as copas das árvores? No verão de 2015, o calor esteve batendo recordes junto com o desaparecimento das áreas verdes. Jacarepaguá está morrendo, mas ainda subsiste amor por aqui.
O Coletivo Circuitural, em uma das suas ações, fez um trabalho de intervenção urbana em lambe-lambe e estêncil, de modo que tornasse visível os problemas que o bairro vem enfrentando ultimamente. Recolhi alguns comentários de moradores sobre sua percepção a partir da imagem da intervenção artística.
“Nada, porque é apenas um significado que infelizmente se perde igual a outros, poderia causar indignação, revolta... porém nada. Nada é o que sobra quando seres que fazem parte de um significado são apagados, você os perde pois não fazem parte da sua lembrança.” Lucas Lapá, 18 anos.
“Eu acho que ela significa as pessoas destruindo a natureza presente em nossa cidade, representada pelo jacaré para criar cada vez mais prédios e prédios! Seria um ato de crueldade em que o cara em cima do animal representa a população de Jacarepaguá. Me causa dúvida, pois não vejo outras saídas para resolver este problema em vista que a população daqui é enorme!” Alina Yukari, 24 anos
“Posso falar do boom imobiliário, o assassino me passou o simbolismo das construtoras e do prefeito, com construções de condomínios de forma desenfreada, matando aos