teoria da arte
“Assim, existem diversas entradas, bem como existem diversas teorias. A questão é, por um lado, saber como distingui-las entre si e, por outro, saber como distinguem e para que elas servem, se são úteis e utilizadas ou se permanecem nas nuvens das especulações abstratas sem jamais baixarem à terra.” (CAUQUELIN,P.10)
Para se observar uma obra de arte é preciso apreciar minimamente o estado, a sociedade e a filosofia, e não observar somente "quando", mas sim "onde”. Como na teoria de Goodman é a questão de quando é arte, quando o objeto ganha simbolismo. Onde na sala de aula seria mais compreensível aos alunos o entendimento da arte. A teoria da indefinibilidade também pode ser utilizada, pois se trata de tudo poder ser objeto de arte, dependendo do contexto em que está inserido. Portanto, seria interessante que os alunos conhecessem as teorias da arte, para não ficarem presos a subjetividade.
Marcos Camargo, assim como Anne Cauquelin, também apresenta várias teorias que tentam explicar “o que é arte?” podemos perceber que tais teorias abordam o objeto de arte de diversas maneiras simbólicas, mas que não satisfazem a pergunta, trata do assunto de maneira hierarquizada, tornando a arte nem tão complexa. Na tabela que ele apresenta em seu artigo, podem-se ver as diversas abordagens tomadas em várias épocas, e teorias filosóficas para explicar, ou pelo menos nos mostra possibilidades de arte.