Teoria e Prática em arte
NO ENSINO DE ARTE NA ESCOLA
Rivaldo Bevenuto de Oliveira Neto
Departamento de Artes – UFRN
RESUMO
O ensino de Arte é a educação que oportuniza ao aluno o acesso à Arte como linguagem expressiva e forma de conhecimento, levando-o a desenvolver diversas competências necessárias à apreciação e ao fazer artístico. Contudo, para que essa prática seja eficiente faz-se necessário uma constante avaliação do processo de ensino-aprendizagem por parte do professor, para que possa reavaliar sua prática docente sempre que necessário. A arte é uma disciplina obrigatória nas escolas, conforme determinação da LDB 9394/96. No entanto, ainda torna-se necessário reafirmar a importância dessa área na formação sóciocultural do cidadão. Através da entrevista e análise da prática pedagógica dos professores da disciplina de arte de uma escola da rede municipal de ensino de
Natal/RN este trabalho possibilitou conhecer e compreender diversos aspectos inerentes ao processo educativo, entre eles: O papel do professor, a formação profissional, a proposta curricular, os mitos do ensino de artes e outros fatores que estão relacionados ao fazer pedagógico desta área de conhecimento.
Palavras-chave: ensino; teoria; prática; arte.
.
O ensino de Arte é a educação que oportuniza ao indivíduo o acesso à
Arte como linguagem expressiva e forma de conhecimento. De acordo com os
Parâmetros Curriculares Nacionais:
A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas. (PCN/ Arte-1997:19).
No entanto, para que essa prática seja eficiente faz-se necessário uma constante avaliação por parte do