conceito arte design
A
Arte Design
SWEERTS, Michiel. Ateliê de um pintor.
Óleo s/ tela; 71 x 74cm circa 1650. Coleção Bredius
Estudo dos conceitos Arte e Design através do processo de trabalho e formação desses dois profissionais na Idade Moderna
I - INTRODUÇÃO
AD
Este trabalho se deu a partir de uma necessidade pessoal de levantar questões sobre a profissão designer, em relação à origem desta profissão e sua intrínseca relação com a profissão de artista. Durante meus quatro anos de formação participei de inúmeras discussões sobre a natureza da profissão de designer, seu papel social, necessidade política em um país de Terceiro Mundo, enfim, os limites concretos dessa profissão.
Pude avaliar, através de outros estudantes de design, que essa dúvida não era apenas minha; isolada; mas, talvez, uma lacuna sobre consciência profissional e o processo de formação de designers. Este trabalho trata da diferença entre os conceitos “arte” e “design”, historicamente condicionada na Idade Moderna; com o surgimento do modo de produção capitalista.
Pretende-se diferenciar o artista do designer, profissionais liberais de características curiosamente afins, durante suas formações, que percorrem caminhos semelhantes e seus processos de trabalho, que também se assemelham em vários pontos.
São três os nossos objetivos: i) apontar os limites entre artista e designer através de seus respectivos processos de trabalho e formação, ii) distinguir a profissão artista da profissão designer partindo de uma definição clara dos processos de trabalho de formação do artista e do designer na Idade Moderna e, iii) difundir uma bibliografia básica ao estudante de design sobre o processo de trabalho e formação do designer.
Este trabalho se justifica pela tentativa de valorizar a profissão de designer perante a sociedade a partir de uma consciência sobre o valor da profissão, adquirida ainda na formação. Pretende-se ainda enunciar noções que sejam afins entre essas duas profissões e, finalmente, ressaltar