Ensaio
Introdução Como sabemos a palavra design hoje em dia tem enumeras definições. Uma delas é a de Vilém Flusser no seu texto “Sobre a Palavra Design”, texto que foi trabalhado em aula, onde o autor define o design como um verbo e um substantivo ao mesmo tempo (na língua inglesa). Como substantivo significa intenção, plano, intento, conspiração e estrutura base; como verbo, significa forjar alguma coisa, simular, rascunhar, esboçar, moldar e ter planos sobre alguma coisa. Para a elaboração deste ensaio escrito, proponho uma explicação sobre cada conceito separadamente, começando pelo conceito, e falando de várias definições de design, passando depois para uma análise entre a “arte e o design”, onde farei uma comparação sobre o conceito arte do ponto de vista de vários autores, alguns deles abordados em aula, entre outros, passando seguidamente para o conceito da “técnica”. Depois será estabelecida uma relação entre os conceitos. Para concluir o ensaio, irei ainda explicar o conceito de semiótica e o design, ou seja, o significado que os objetos transmitem para o utilizador.
Conceito de Design Design é uma palavra com várias definições. É um tema bastante discutido pelo mundo na atualidade, devido às diferentes opiniões trazendo assim ideias ligeiramente convergentes.
Foi no ano de 1588, segundo o “Oxford Dictionary”, que a palavra “Design” foi mencionada pela primeira vez e descrita como:
“ o plano desenvolvido pelo homem ou um esquema que possa ser realizado; o primeiro projeto gráfico de uma obra de arte ou; Um objeto das artes aplicadas ou seja útil para a construção de outras obras”, isto segundo o livro “Design-História, Teoria e Prática do Design de Produtos”, de Benhard Bürdek, 2006 (pág. 13 e 15).
O significado da palavra “Design”, foi um termo que se debateu durante muito tempo e de forma intensa, com maior ênfase na Antiga Republica Democrática Alemã. Lá o design era