história do windows
• Em 1980 Gates e Allen contratam um antigo amigo para trabalhar na Microsoft
• Ainda em 1980, a poderosa IBM entra em contato com Microsoft sobre um projeto com o codinome ―Chess‖ (―Xadrez‖).
Microsoft se concentra em um novo sistema operacional — o software que gerencia, ou controla, o hardware do computador e também serve para fazer a ligação entre o hardware e os programas, como processadores de texto. É a base na qual os programas de computador podem funcionar. Eles chamaram o novo sistema operacional de "MS-DOS".
Quando o IBM PC com MS-DOS começou a ser vendido, em 1981, ele apresentou uma linguagem totalmente nova para o público geral.
• MS-DOS: MicroSoft – Disc Operation
System.
• Interface Manager é o codinome, considerado o nome final, mas Windows acaba sendo escolhido.
• Em 1985 a Microsoft inicia as vendas do seu novo sistema operacional Windows.
• Agora não era mais necessário utilizar linhas de comandos para navegar entres os diretórios e para utilizar programas.
Menus suspensos, barras de rolagem, ícones e caixas de diálogo que deixam os programas mais fáceis de aprender e usar se tornam a marca desse novo sistema operacional. O Windows 1.0 requer um mínimo de 256
KB (quilobytes), duas unidades de disquete de dupla face e uma placa de adaptador gráfico. Para executar vários programas ou usar o DOS 3.0 ou superior, recomenda-se um disco rígido e 512 KB de memória.
Lançado em 9 de Dezembro de 1987, o
Windows 2.0 continha ícones na área de trabalho e memória expandida.
Com o aumento ao suporte a gráficos, era possível utilizar atalhos no teclado, controlar o layout da tela e sobrepor as janelas.
Foi a primeira versão do Windows a receber softwares desenvolvidos por terceiros.
Windows 2.0 O foi desenvolvido para o processador Intel 286.
Em 1988, a Microsoft torna-se a
maior