Livro Macunaíma
Bruna Campos Molin
Xapuri
2014
Resumo do livro Macunaíma
Bruna Campos Molin
Trabalho apresentado a disciplina Língua Portuguesa, como requisito parcial para obtenção de média, Curso de biotecnologia integrado do Ensino Médio, no IFAC - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Acre.
Xapuri
2014
Resumo do livro Macunaíma
No meio da floresta nasce Macunaíma, preto e feio o herói de nossa gente, ao nascer o herói já mostra suas “qualidades” como a preguiça, a safadeza, a falta de caráter além de ser mentiroso, tanto é que Macunaíma só começa a falar aos 6 anos, quando pediam para ele falar, dizia “Aí que preguiça”, desde criança Macunaíma era louco por mulheres e dinheiro e até brincava com a mulher de seu irmão, por ser assim ele é totalmente diferente de seus dois irmãos Maanape e Jiguê.
Por ser tão mau, Macunaíma é abandonado pela mãe em tempos de cheia, perdido na floresta em busca de sua casa ele encontra o curupira que tenta engana-lo, mas por sorte ou preguiça Macunaíma não escuta o curupira e segue outro caminho, logo após encontra a cotia, que escuta como o herói se salvou do curupira e lhe ajuda a crescer. Quando volta à sua tribo acidentalmente mata sua mãe, confundindo-a com uma viada. Quando sua mãe morre Macunaíma e seus irmãos vão para a cidade, com a ajuda de Jiguê e Maanape ele se apaixona por Ci, a mãe do mato, e com ela tem um filho que morre de maneira prematura após beber o leite envenenado de Ci, no enterro de seu filho Ci resolve deixar esse mundo, porém antes entrega uma pedra talismã a Macunaíma, o muiraquitã, mesmo talismã que Macunaíma perde na luta com Capei. Após procurar Macunaíma soube que seu talismã estava com Venceslau Pietro, que era na verdade o gigante comedor de gente. Sendo assim Macunaíma vira uma linda francesa