Teoria da arte
Duas Irmãs e um Rei
Apresentação do Filme
- Tipo de Filme: Filme de época pois retrata Inglaterra no século XVI.
- Ficha técnica:
Titulo original – The Other Boleyn girl
Origem e Datação – EUA e RU, 2008
Realização - Justin Chadwick
Produção - Alison Owen
Argumento – Peter Morgan e Philippa Gregory
Cinematografia - Kieran McGugan
Banda Sonora - Paul Cantelon
Duração – 115 minutos
Elenco - Natalie Portman; Scarlett Johansson; Eric Bana; Jim Sturgess; Kristin Scott Thomas; Mark Rylance; Ana Torrent; David Morrissey; Eddie Redmayne; Benedict Cumberbatch; Andrew Garfield.
Prémios recebidos – Nenhum, embora tenha sido nomeado para: AFI International Award (2008), IFTA Award (2009) e Teen Choice Award (2008).
Assunto central e Contextualização
O filme em questão, retrata uma época do século XVI em que Inglaterra era governada por Henrique VIII. Esta época foi marcada por acontecimentos que dificultaram a escolha de um sucessor para Henrique VIII que por sua vez não conseguia ter um filho para suceder ao trono. Henrique teve muitas mulheres (tal era o desespero de ter um filho homem para a sua sucessão) e todas elas lhe deram meninas. A história é cheia de peripécias que retrataram a corte inglesa em meados do século XVI. O título original do filme faz realçar a tal dificuldade que o rei estava a ter para conseguir um sucessor homem.
Resumo do filme
Duas irmãs, Ana e Maria Bolena, são manipuladas pelos seus ambiciosos pai e tio para reforçar o poder e status da família, através da conquista dos favores do Rei de Inglaterra. Inicialmente, Maria ganha os favores do Rei Henrique e torna-se sua amante, dando-lhe dois filhos ilegítimos. Mas Ana, esperta, intriguista e destemida, consegue afastar tanto a sua irmã como a mulher do Rei, a Rainha Catarina de Aragão, na sua incessante perseguição ao Rei. Embora os sentimentos de Maria por Henrique sejam genuínos, a sua irmã Ana tem os olhos postos no grande prémio – ela não