Teoria da aprendizagem na concepção de henry wallon
1-É dificil do homem se auto-revelar porque ele não possue uma impressão clara quanto à própria natureza íntima. E difícil revelar a significação das coisas. O homem olha a sua face,interroga-se e não sabe quem é talvez o auto-retrato seja uma interrogação. Talvez seja olhar dentro de si mesmo.
2-Os historiadores acham que este questionamento vem desde os primeiros movimentos do homem. Também a propriedade com que as coisas se relacionavam umas com as outras era outro aspecto destes questionamentos.
3-Filosoficamente, devemos, portanto, distinguir um começo natural do homem: a hominização, que corresponde à emergéncia.
4-Para Freud a angústia humana é um mecanismo de defesa que se organiza a partir do conflito que o ego enfrenta ao tentar lidar com três instâncias: os desejos do id, as imposições do superego e as exigências da realidade.
5-Relacionar a questão do pluralismo cultural e religioso onde um dos maiores desafio seria fazer com que de uma forma ou outra o homem encontre a fé.
Piscologia da Educação
Segundo Henri Wallon falar que a escola deve proporcionar formação integral intelectual, afetiva e social às crianças é comum hoje em dia. No início do século passado, porém, essa idéia foi uma verdadeira revolução no ensino. Uma revolução comandada por um médico, psicólogo e filósofo francês chamado Henri Wallon (1879-1962). Sua teoria pedagógica, que diz que o desenvolvimento intelectual envolve muito mais do que um simples cérebro, abalou as convicções numa época em que memória e erudição eram o máximo em termos de construção do