Atps psicologia
CENTRO DE EDUCAÇÃO Á DISTANCIA
CURSO: PEDAGOGIA
Alguns pensadores e estudiosos da psicologia como forma de colaborar com o bem estar humano fundamentaram suas obras e estudos não somente no ramo da Psicologia, mas também da Pedagogia, da Educação, e com isso revolucionaram os métodos e a visão de como transmitir o conhecimento desde então. Veremos nas próximas páginas sobre quatro destes autores que mudaram a forma e os moldes do Ensino, a saber: Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wallon e Lev Vigotsky, bem como suas contribuições tão valiosas para a atual forma de Educar.
[pic] Sigmund Freud e suas contribuições para a Educação
Formado em medicina e especializado em tratamentos para doentes mentais, ele criou uma nova teoria. Freud desenvolveu a Psicanálise, ou seja, uma teoria do funcionamento da mente humana e um método exploratório de sua estrutura, destinado a tratar os comportamentos compulsivos e muitas doenças de natureza psicológica supostamente sem motivação orgânica.
Segundo Freud, reprimir moralmente algumas práticas relacionadas à sexualidade pode acarretar vários problemas de origem psicológica na vida adulta, também há os problemas que podem surgir com a permanência de algumas perversões sexuais infantis, quando não há o domínio dessas pela genitalidade. Além de diagnosticar essa forma de problema, Freud, também destacou a substituição de um ato sexual em um ato não sexual, chama-se isso de sublimação, ou seja, a dessexualização do ato. Em outras palavras, Freud sugere transferir a energia derivada de um desejo libidinoso em outra ação não relacionada à sexualidade, por exemplo, tendo em vista a pulsão anal, em certos momentos, ocorre na criança uma curiosidade sobre o material que é expelido da sua região anal: as fezes, e então, ao invés de simplesmente reprimir essa ação, seria mais racional, transferir o desejo em manusear as