Diarreia infantil
PROPOSTA DE TRABALHO SOBRE DIARRÁIA INFANTIL
CONCEITO: Diarréia é geralmente definida como a ocorrência de três ou mais evacuações amolecidas ou líquidas em um período de 24 horas.
A doença diarréica aguda é uma das principais causas de morbidade e mortalidade infantil no Brasil, especialmente nas crianças menores de 6 meses que não estão em aleitamento materno exclusivo. Na Região Nordeste, onde o problema assume maior magnitude, o risco de morte por diarréia em crianças menores de 5 anos é cerca de quatro a cinco vezes maior do que na Região Sul, representando cerca de 30% do total das mortes durante o primeiro ano de vida. (AIDPI- Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância, Módulo 2, 2003)
1- DIAGNÓSTICO: Grupo composto por 10 crianças na faixa etária de 5 a 10 anos, sendo 06 do sexo feminino e 04 do sexo masculino, tendo apresentado diarréia, perda de peso, déficit nutricional, desidratadas. Todas apresentam baixo nível sócio-econômico cultural, residentes em uma comunidade carente da zona oeste do Rio de Janeiro, com saneamento básico. Permanecem durante todo o dia em uma creche comunitária próxima da residência, onde fazem 04 refeições por dia. Sas mães, na maioria solteiras, precisam trabalhar para prover o sustento da família. A creche possui poucos recursos, sendo assim, as crianças permanecem grande parte do dia sem atividades.
2- OBJETIVOS: • Orientar aos funcionários da creche e as mães sobre causas da diarréia, medidas preventivas e possíveis complicações. • Propor na creche a adoção de uma dieta equilibrada, adequada ao perfil da clientela. • Estimular a oferta de ingesta hídrica às crianças. • Propor atividades recreativas no período em que as crianças permanecem na creche.
3- PRIORIDADES: Orientar aos funcionários da creche e as mães sobre causas da diarréia, medidas preventivas e possíveis complicações.
4 – SELEÇÃO DE RECURSOS: Para