A IMPORTANCIA DA PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO
Conhecido como criador da Psicanálise Sigmund Freud, desenvolveu hoje o que é à base da Psicanálise. Após se formar trabalhou por algum tempo com Neurologista Frances, onde lhe apresentou a Hipnose. Freud acreditava que existia um conflito entre as pulsões humanas e as regras que regem a sociedade. A partir daí ele focou todo seu estudo nos conflitos humanos.
Publicou em 1895 o livro: O ESTUDO DA HISTERIA, onde descreve que toda emoção reprimida leva a Histeria e para se livrar dela era preciso falar. Mas Freud estava insatisfeito com a hipnose, para ele já não era necessário hipnotizar o paciente para que o mesmo falasse de seus medos e de suas neuroses; desenvolveu assim a técnica: A livre associação. Em 1899, publicou o livro A INTERPRETAÇÃO DOS SONHOS onde afirma que “ os sonhos são estradas mestra para o inconsciente” ou seja no sonho o ser humano realiza, constrói , destrói,...
Decepcionado com a dissidência do discípulo Suíço e protestante Carl Jung, ficou sensibilizado com a perda de sua filha Sophie e pela 1ª guerra mundial onde teorizou a sua luta entre a força da vida e do amor, contra a morte e a destruição, essa teoria ganhou força em 1923 com a publicação de “O Ego e o ID”.
Freud nos traz conceitos como sexualidade infantil, inconsciente onde armazenamos tudo o que foi reprimido, todas as nossas necessidades insatisfeitas. O Id-“Princípio do prazer”- que é a parte existente em cada um de nós que nos move à ação, contudo tem também uma função reguladora do princípio do prazer, que atua como uma censura frente aos nossos desejos, que é chamada de superego importante para nos adaptar ao meio em que vivemos. Freud contribui com sua teoria com a revelação do papel da Educação para o ajustamento social do sujeito.
Sua filha Ana, caçula de seu casamento com Martha Bernays tornou-se sua discípula. Ainda nos dias de hoje Freud se mostra polemico – idolatrado por seus discípulos e por outro lado é visto