ATPS PSICOLOGIA CORRIGIDO

2406 palavras 10 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA- PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOFIA PARA A EDUCAÇÃO

ACADÊMICOS:

PROF: MARIA HELENROSE A. DA S. PEDROSO

NAVIRAÍ 20/ 09 /2012
INTRODUÇÃO
Este trabalho sobre a disciplina Psicologia da Educação, ministrado pela professora Maria Helenrose A. da S. Pedroso da Universidade Anhanguera-Uniderp Centro de Educação à Distância, tem como finalidade fazer uma reflexão sobre as contribuições dos Teóricos: Jean Piaget, Sigmund Freud, Henri Wallon e Lev S. Vygotski para a educação. Para a realização do trabalho o grupo reuniu-se para dividir as tarefas.

CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DOS AUTORES ABAIXO:

SIGMUND FREUD
A obra de Sigmund Freud, centrada inicialmente na terapia de doenças emocionais, também veio contribuir em muito na área social e na pedagogia, pois o ato de educar está intimamente relacionado com o desenvolvimento humano, especialmente do aparelho psíquico.
"Nenhuma das aplicações da psicanálise excitou tanto interesse e despertou tantas esperanças (...) quanto seu emprego na teoria e na prática da educação" (Freud, 1925).
As maiores contribuições da Psicanálise com a educação em geral se dão através do estudo do funcionamento do aparelho psíquico e dos processos mentais, onde ocorre a aprendizagem, do estudo dos vários tipos de pensamento, da aprendizagem através dos processos de identificação e dos processos de transferência que ocorrem na relação professor- aluno.
Segundo Freud, os estudos psicanalíticos devem direcionar-se mais a auxiliar o educador na difícil tarefa de educar, missão quase impossível de ser realizada plenamente, pois o ser humano vive numa constante luta entre suas forças internas, regidas pelo princípio do prazer (id) e as forças externas que impõem juízos de valor (superego) sobre esses desejos. O educador precisa ajudar o educando a buscar esse equilíbrio na construção do eu (ego) para que a aprendizagem possa ocorrer de forma

Relacionados