MCCA Mercado comum Centro Americano
Palavra-Chave: Integração Econômica, Zona de Livre Comércio
Introdução
Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos. Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros adotando a redução ou isenção de impostos e tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para os seus problemas comerciais internos.
O comércio entre os países constituintes de um bloco econômico aumenta e gera crescimento econômicos, geralmente estes blocos são formados por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais e comerciais.
A formação de blocos econômicos vem se tornando uma tendência mundial, onde cada vez mais o comércio entre estes países membros cresce.
Economistas afirmam que ficar de fora de um bloco econômico é viver isolado do mundo comercial.
MCCA
O MCCA (Mercado Comum Centro Americano) é um bloco econômico composto por cincos países da América Central, sendo eles Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua ficando sua sede em San Salvador (capital de El Salvador) o bloco surgiu em 1960 no contexto histórico das tentativas de busca a paz na região, que sofria muito com os conflitos bélicos. Ele foi criado em 15 de dezembro de 1960 com a assinatura do tratado de Managua. Este tratado e os protocolos de alteração que foram surgindo no decorrer dos anos regem este bloco econômico até a atualidade.
O MCCA e os processos de integração econômica na região tiveram problemas desde os anos sessenta até o fim da década de oitenta, devido a problemas políticos que surgiram entre certos Estados, a desvalorização das moedas centro-americanas ás guerras civis na região e problemas relacionados ás dividas externas. Resultado dessas dificuldades de natureza política e econômica o processo de integração econômica que ficou prejudicado e