Henry Wallon
Henry Wallon
Henry Paul Hycinthe Wallon nasceu em Paris, França, em 1879. Graduou-se em medicina e psicologia e também fez filosofia. Atuou como médico na Primeira Guerra Mundial, ajudando a cuidar de pessoas com distúrbios psiquiátricos. Em 1925, criou um laboratório de psicologia biológica da criança, quatro anos mais tarde, tornou-se professor da Universidade de Sorbonne e ajudou a revolucionar o sistema de ensino daquele país e da qual foi presidente de 1946 até morrer, também em Paris em 1962. Ao longo de toda vida , dedicou-se a conhecer a infancia e os caminhos da inteligência das crianças.
Henry Wallon elaborou a teoria do desenvolvimento humano, em virtude de sua preocupação com a educação, escreveu também suas idéias pedagógicas apontando bases que a psicologia pode oferecer a atuação pedagógica e o uso que a pedagogia pode fazer dessas bases, além de se nutrir da experiência pedagógica.
A teoria do desenvolvimento é ainda hoje pouco divulgada nos meios educacionais. A teoria de Wallon traz alguns conceitos fundamentais para a compreênsão da dimensão afetiva e sua relevância no processo ensino - aprendizagem.
Os conceitos priorizados decorrentes da teoria do desenvolvimento são :
. Processo de integração em dois sentidos :
_ integração organismo e meio.
_ integração dos conjuntos funcionais.
. Concepção de Afetividade :
_ emoções
_ sentimentos e paixão.
. Evolução da Afetividade :
_ o papel da afetividade em diversos estágios.
Para Wallon, a criança , é essencialmente emocional, o autor estudou a criança contextualizada, como uma realidade viva e total no conjunto de seus comportamentos, suas condições de existência. Segundo Wallon, as crianças nascem imersas em um mundo cultural e simbólico.
O projeto Langevin-Wallon propunha uma educação integral do pré-escolar até a universidade e tinha na sua gênese a preocupação com a formação dos valores éticos e morais,pois considerava a escola um espaço social