Teoria contingencial
Pesquisadores procuraram cada um isoladamente confirmar se as organizações eficazes em determinadas industrias iam de acordo com os pressupostos da teoria clássica, com a divisão do trabalho, hierarquia de autoridade e etc. Resultados conduziram a uma nova concepção de organização: a estrutura de uma organização e seu funcionamento são dependentes da interface com o ambiente externo.
2- Estudiosos contribuíram com o desenvolvimento da teoria da administração com as características da administração por objetivos, que são elas:
1-Estabelecimento conjunto de objetivos entre o executivo e o seu supervisor;
2-Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou posição;
3-Interligação dos objetivos departamentais;
4-Ênfase na mensuração e no controle;
5-Continua avaliação, revisão e reciclagem dos planos;
6-Participação atuante da chefia.
3- Grandes pesquisadores contribuíram para o desenvolvimento da teoria da administração, tais como:
Alfred Chandler Jr. Que em 1962 realizou uma investigação abordando a estratégia de negócios. Ele estudou quatro grandes empresas americanas: General Motors, Sears Roebuck &Co, DuPont e a StandarOilCo; demonstrou que essas empresas tiveram suas estruturas adaptadas e ajustadas às suas estratégias durante todo um processo histórico envolvendo quatro fases:
-Acumulação de Recursos;
-Racionalização do uso de recursos;
-Continuação do crescimento;
-Racionalização do uso de recursos em expansão.
G M Stalker e Tom Bums, ambos sociólogos industriais, fizeram pesquisas em vinte industrias inglesas em 1961 para analisar a relação entre práticas administrativas e o ambiente externo das industrias. Eles classificaram as industrias em