Teoria Contingencial
Teoria contingencial
ALUNO: Marielle Virgínia Amorim CÓD: 20783
Responda as questões abaixo:
1. Quais foram as origens da Teoria da Contingência?
A Teoria da Contingência nasceu a partir de uma série de pesquisas feitas para verificar quais os modelos de estrutura organizacionais mais eficazes em determinados tipos de empresas. Essas pesquisas e estudos foram contingentes na medida em que procuravam compreender e explicar os modos pelos quais as empresas funcionavam em diferentes condições. Estas condições variam de acordo com o ambiente ou contexto que as empresas escolheram como seu domínio de operações.
2. Características dos ambientes organizacionais, seus estratos, variedades e tipologias e as dificuldades da análise ambiental?
Ambiente é contexto que envolve externamente a organização. É a situação dentro da qual uma organização está inserida. Como a organização é um sistema aberto, ela mantém transações e intercâmbio com o ambiente que a rodeia. Por decorrência, tudo o que ocorre externamente no ambiente passa a influenciar internamente o que ocorre na organização.
TIPOLOGIA DE AMBIENTES
O ambiente pode ser analisado em dois seguimentos: o ambiente geral o ambiente de tarefa.
1. Ambiente Geral
É o ambiente genérico e comum para todas as organizações. é um conjunto de condições genéricas e externas às organizações e que contribui de um modo geral para tudo aquilo que ocorre em cada organização.
2. Ambiente de Tarefa
É o ambiente de operações de cada organização e é constituído por fornecedores de entradas, clientes ou usuários, concorrentes e entidades reguladoras.
DIFICULDADES DA ANÁLISE AMBIENTAL
Em função da complexidade ambiental, o problema atual com que as organizações se defrontam é a incerteza. A incerteza é o desafio atual da Administração. A incerteza não está no ambiente. A incerteza está na percepção e na interpretação das organizações e não na realidade ambiental percebida. A