teoria contingencial
1 - Descreva a abordagem contingencial e suas origens, contextualizando a sua importância para as organizações.
A teoria contingencial é uma das principais teorias administrativas, em seu contexto, enfatiza que não há um único modelo de gestão, pois a diversos fatores, como a estrutura, tecnologia, ambiente, dentre outros, que interferem na tomada de decisões, e como estes fatores também estão em constante mudança, as decisões tomadas hoje, não necessariamente serão as mesmas a serem admitidas em processos futuros. A origem da Teoria da Contingencial se deu pela pesquisa de Lawrence e Lorsch sobre a confrontação da organização e ambiente. Surgiu, também, a partir dos resultados de várias pesquisas realizadas por Chandler, Tom Burns, Stalker, e Joan que procuraram verificar os modelos de estruturas organizacionais mais eficazes em determinados tipos de empresas. A importância da teoria contingencial pode ser observada quando se analisa uma pequena organização que tem uma estrutura simples e possui poucos níveis na hierarquia, sendo que na média em que a organização cresce a estrutura torna-se diferenciada e mais níveis de hierarquia são adicionados. Portanto, em toda a organização há uma divisão maior do trabalho conforme as operações são decompostas em seus componentes e alocadas a departamentos e equipes de trabalho específico.
2 – Identifique os principais teóricos da abordagem contingencial e suas contribuições.
CHANDLER: Realizou uma investigação histórica sobre as mudanças estruturais de quatro grandes empresas, relacionando-as com estratégias de negócios para demonstrar com a estrutura das empresas investigadas foi sendo continuamente adaptada e ajustada a sua estratégia.
TOM BURNS E G. M. STALKER: Evidenciaram que quando uma empresa enfrenta um ambiente estável, com poucas mudanças, a estrutura mecanicista é mais eficaz. Ao contrário disso, quando a empresa tem um ambiente mais dinâmico é mais eficaz a estrutura orgânica.
LAWERENCE E