Teoria Contingencial
Este trabalho aborda de uma forma geral a Teoria da Contingência, uma teoria complexa pois não possui apenas um pensador e sim vários por isso abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente/ tecnológicas e técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz nos objetivos da organização.
Aspectos gerais
A palavra contingência quer dizer alguma coisa incerta ou eventual, que pode ou não acontecer.
A teoria da contingência apresenta os seguintes aspectos básicos:
a) A organização é de natureza sistêmica, ou seja, tudo que ocorre externamente no ambiente passa a influenciar internamente o que ocorre na organização.
b) As características organizacionais apresentam uma interação entre si e com o ambiente.
c) As características ambientais são as variáveis independentes, enquanto as características organizacionais são variáveis dependentes daquelas. Exemplo: Clima e aspectos demográficos.
Origem da teoria da contingência
A Teoria da Contingência surgiu a partir de várias pesquisas feitas para verificar os modelos das estruturas organizacionais mais eficazes em determinados tipos de empresas. Os resultados das pesquisas conduziram a uma nova concepção da organização e o seu funcionamento são dependentes da interface com o ambiente externo. Verificaram que não há um único e melhor jeito de organizar. Essas pesquisas e estudos foram contingentes, no sentido em que procuraram compreender e explicar o modo como as empresas funcionavam em diferentes condições que variam de acordo com o ambiente ou contexto que a empresa escolheu como seu domínio de operação. Em outras palavras, essas condições são ditas "de fora" da empresa, isto é, do seu ambiente. Essas contingências externas podem ser consideradas oportunidades e imperativos ou restrições e ameaças que influenciam a estrutura e os processos internos da organização.
Abordagem Contingencial
A