contabilidade
As coelhas possuem, em geral, 8 glândulas mamárias que correspondem a outras tantas tetas ou mamas, das quais 2 são menos produtivas ( as peitorais ).
Os láparos(filhotes) são alimentados principalmente ao escurecer e ao amanhecer e sua amamentação dura de 10 a 12 minutos. A coelha fica acomodada sobre seus filhos que, virando-se de barriga para cima, se prendem às sua tetas.
Normalmente, os láparos, até aos 15 dias, só se alimentam com o leite materno. Quando saem do ninho, mais ou menos nessa época, passam a ingerir, também, os alimentos que são fornecidos às coelhas.
Como a qualidade e a quantidade do leite produzido dependem, não só da capacidade de as coelhas o produzirem, mas e principalmente da alimentação por elas recebida, é aconselhável que, durante a lactação, lhes seja fornecida uma alimentação fresca, saudável e nutritiva, na qual elas encontrem todos os elementos de que necessitam para uma boa lactação.
O leite de coelha é muito rico em proteínas e sais minerais, principalmente de cálcio, fósforo e magnésio, o que faz com que os coelhos cresçam com grande rapidez, dobrando o peso com 6 dias de idade.
Curiosidades
Os coelhos roem de tudo para gastarem seus dentes, que não param de crescer. Os dentes da frente dos coelhos são como os dos roedores, que crescem durante toda a vida, e um dos dentes é escuro. Para que eles fiquem do tamanho certo, os coelhos roem tudo, principalmente madeira.
Lagomorfos constituem uma ordem de pequenos mamíferos herbívoros, que inclui os coelhos, lebres e ocotonídeos, na qual se incluem duas famílias: Leporidae (coelhos e lebres) e Ochotonidae (pikas).
Peso: varia de acordo com a raça ( de 2 kg até 9 kg). A maioria das raças tem por volta de 3 a 4 kilos na fase adulta.